domingo, 6 de fevereiro de 2011

1 Ensino Médio - A Literatura

LITERATURA

A arte que utiliza a palavra como matéria -prima de sua criações é chamada de literatura.
Ela existe há alguns milênios.Entretanto,sua natureza e suas funções continuam objeto de discussão principalmente para os artistas,seus criadores,
A literatura,como qualquer outra arte,é uma criação humana,por isso sua definição constitui uma tarefa tão difícil.
O homem,como ser histórico,tem anseios,necessidades e valores que se modificam constantemente. Suas criações-entre elas a literatura-refletem seu modo de ver e de estar no mundo.Assim,ao longo da história,a literatura foi concebida de diferentes maneiras.Mesmo os limites entre o que é e o que não é literatura variaram com o tempo.
Atualmente,não é comum incluir uma obra historiográfica ou um sermão religioso na arte literária.

A HISTÓRIA DA LITERATURA

Como todas as outras artes,a literatura reflete as relações do homem com o mundo e com seus semelhantes.Na medida em que essas relações se transformam historicamente,a literatura também se transforma,pois que sensível ás peculiaridade de cada época,aos modos de encarar a vida,de problematiza a existência,de questionar a realidade,de organizar a convivência social etc.
Por isso,as obras de um determinado período histórico,ainda que se diferenciem umas das outras,possuem certas características comum que as identificam.Essas características dizem respeito tanto á mentalidade predominante na época quanto ás formas, ás convenções e ás técnicas expressivas utilizada pelos autores.
Chamamos de escolas literárias os grandes conjuntos em que costumamos dividir a história da literatura. Essas divisão tem uma função, sobretudo didático,ajudando-nos a compreender as transformações da arte literária ao longo do tempo.
A história da literatura portuguesa dividi-se em três grandes períodos:
.Era medieval:do final do século XII ao século XV
.Era clássica:do século XVI ao século XVIII
.Era Romântica:do século XIX até hoje
.Era Colonial e
Era Nacional.

LITERATURA E REALIDADE

As obras literárias, ao utilizar a palavra, recria a realidade,a vida.Essa definição focaliza dois aspectos opostos,mas complementares,da arte literária:criação e representação.
Por um lado ela é invenção.O autor cria uma realidade imaginária,fictícia.Mas o universo da ficção mantém relações vivas com o mundo real.Nesse sentido,a literatura é imitação da realidade.
frequentemente os autores utilizam fatos de suas vidas como matéria de literatura.São as chamadas confessionais. Mesmo nesses casos, não devemos entender os texto como simples biografias.Os fatos pessoais são apenas parte da matéria literária,o ponto de partida.Entre o que o autor viveu ou sentiu e a obra existem todas as medições da invenção,da imaginação.Existe,sobretudo,o trabalho criativo como palavra,que pode ser em versos ou em prosa.

PARA QUE SERVE A ARTE?PARA QUE SERVE A LITERATURA?

Variam com o tempo e com as pessoas para se responder a essas perguntas. Evidentemente,a função de uma obra literária depende dos objetivos e das intenções do autor. Mas os leitores também têm maneiras diferentes de ler e são levados a abrir um livro por motivos diferentes. Alguns buscam na literatura apenas um divertimento sem grandes consequências para a vida;outros,um instrumento de transformação e de aperfeiçoamento. Já outros esperam que seja um veículo de análise e de crítica em relação à sociedade e á vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário