quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 de junho - Dia da Língua Portuguesa

O dia 10 de junho foi escolhido para comemorar o Dia da Língua Portuguesa porque nesta data é lembrada a morte de um dos maiores poetas do Renascimento Português, Luís Vaz de Camões, escritor dos Lusíadas.

Por ser a nossa língua nosso patrimônio comum, nossa matéria prima para literatura e poesia, nossa grande herança herdada dos portugueses quando aqui chegaram em 1500, que é preciso comemorá-la. É necessário ressaltar, ainda, que ela originou-se do Latim vulgar (o latim falado) que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.

Segundo a ONU, o português é falado atualmente por pelo menos 235 milhões de pessoas como primeira língua em oito países que vão das Américas à Ásia. Além disso, muitos falantes do português vivem fora dos países lusófonos em nações da Europa e nos Estados Unidos. É a língua oficial de países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência. Informações sobre esses países lusófonos são encontradas no link abaixo: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html

Apesar de ser uma língua falada por muitas pessoas, apresentava duas ortografias que a limitavam à dinâmica do idioma, criando obstáculos para a forma escrita. Para acabar com isso, foi criado o Acordo Ortográfico, que é um projeto de texto de ortografia unificada da língua portuguesa. No Acordo, foi adotado um critério fonético, isto é, a ortografia das palavras é alterada no sentido de aproximá-las à forma falada. Este entrará em vigor no ano que vem e o nosso país será o primeiro a adotar oficialmente a nova grafia. Os Portais Conexão Professor e Conexão Aluno trazem informações sobre o Acordo.

Para conhecermos a diversidade da língua portuguesa, está sediado em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, também chamado Estação Luz da Nossa Língua. Encontramos informações detalhadas sobre esse maravilhoso espaço no link abaixo:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/apresentacao_digital/apresentacao_mlp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário