domingo, 29 de maio de 2011

Curiosidades sobre a cozinha africana


Aiaiaiaiaiai que fome que dá quando chegamos a esse assunto culinário heim!!! é para vocês perceberem como até isso herdamos dos africanos... logicamente que nem tudo deles, mas grande parte!
Veja agora algumas comidas africanas que apesar de terem nomes estranhos fazem parecem ser deliciosas e se parecem com alguns dos pratos brasileiros.
Se você quiser mudar seu almoço num fim de semana que tal tentar um dessas comidas de nome estranho mas que parecem ser uma delícia.. eitaaaaa água na boca.....

Abará =bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água.

Aberém= bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. Abrazô Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dendê.

Acaçá =bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamada acaçá de leite.)

Ado= doce de origem afro-brasileira feito de milho torrado e moído, misturado com azeite-de-dendê e mel.

Aluá Bebida= refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura.

Quibebe= prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora. Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite-de-dendê e cheiro verde.




O negro introduziu na cozinha o leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha. A cozinha negra, pequena mas forte, fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário