tag:blogger.com,1999:blog-46471706125497694382024-02-20T09:05:51.169-08:00NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.comBlogger51125tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-7781112657457084742011-06-09T15:40:00.001-07:002011-06-09T15:40:06.968-07:0010 de junho - Dia da Língua PortuguesaO dia 10 de junho foi escolhido para comemorar o Dia da Língua Portuguesa porque nesta data é lembrada a morte de um dos maiores poetas do Renascimento Português, Luís Vaz de Camões, escritor dos Lusíadas. <br />
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Por ser a nossa língua nosso patrimônio comum, nossa matéria prima para literatura e poesia, nossa grande herança herdada dos portugueses quando aqui chegaram em 1500, que é preciso comemorá-la. É necessário ressaltar, ainda, que ela originou-se do Latim vulgar (o latim falado) que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.<br />
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Segundo a ONU, o português é falado atualmente por pelo menos 235 milhões de pessoas como primeira língua em oito países que vão das Américas à Ásia. Além disso, muitos falantes do português vivem fora dos países lusófonos em nações da Europa e nos Estados Unidos. É a língua oficial de países como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e, ainda, Timor-Leste após sua independência. Informações sobre esses países lusófonos são encontradas no link abaixo: http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html<br />
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Apesar de ser uma língua falada por muitas pessoas, apresentava duas ortografias que a limitavam à dinâmica do idioma, criando obstáculos para a forma escrita. Para acabar com isso, foi criado o Acordo Ortográfico, que é um projeto de texto de ortografia unificada da língua portuguesa. No Acordo, foi adotado um critério fonético, isto é, a ortografia das palavras é alterada no sentido de aproximá-las à forma falada. Este entrará em vigor no ano que vem e o nosso país será o primeiro a adotar oficialmente a nova grafia. Os Portais Conexão Professor e Conexão Aluno trazem informações sobre o Acordo.<br />
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Para conhecermos a diversidade da língua portuguesa, está sediado em São Paulo o Museu da Língua Portuguesa, também chamado Estação Luz da Nossa Língua. Encontramos informações detalhadas sobre esse maravilhoso espaço no link abaixo:<br />
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/apresentacao_digital/apresentacao_mlp.htmlA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-41108281400428087912011-06-04T18:50:00.000-07:002011-06-04T18:50:58.432-07:00LEITURA PARA AS FÉRIAS!!Tchutchucos,<br />
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Aproveitem as férias para se deliciarem nas leituras de:<br />
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- A Droga da Obediência (6s Anos);<br />
- Dom Quixote de La Mancha (7s Anos);<br />
- Cartas para Julieta (8 Ano);<br />
- Kaspar Hauser e a fabricação da realidade (9 Ano);<br />
- Clássicos da Literatura - 1 Ensino Médio.<br />
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Bjs,<br />
Prô Carin!!A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-90609713358932258612011-06-04T18:46:00.001-07:002011-06-04T18:46:16.499-07:00Leia esta carta!!!05 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE<br />
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CARTA AO INQUILINO<br />
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Senhor morador,<br />
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Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há milhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:<br />
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Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?<br />
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Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.<br />
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Por que alguns na casa comem o suficiente, às vezes até desperdiçam, e outros estão morrendo de fome se o meu quintal é tão grande?<br />
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Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantá-las novamente.<br />
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Todos os bichos e as plantas do meu imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.<br />
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Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo mais o azul.<br />
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Por falar em lixo, que sujeira hein? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos, latas...<br />
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Não vi os peixes que moravam nos lagos, rios e mares. Vocês pescaram todos? Onde estão?<br />
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Bem é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?<br />
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar?<br />
Aguardo respostas e atitudes.<br />
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Sua casa, a TERRA!A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-87750257648154585932011-05-29T15:41:00.001-07:002011-05-29T15:41:29.141-07:005 de junho: Dia Mundial do Meio AmbienteFlorestas ameaçadas: Quase 100% das florestas tropicais do mundo continuam sob ameaça, mas há uma tendência crescente para o chamado manejo sustentável. Um levantamento, realizado em 33 países, indica que os avanços conquistados são frágeis, na medida em que países individuais não contam com incentivos econômicos, nem recursos para executar esforços de prevenção do desflorestamento e gestão dos recursos.<br />
Esta é a análise mais abrangente jamais efetuada do estado atual do manejo de florestas tropicais. O relatório da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) examina em profundidade o estado atual da silvicultura tropical na Ásia, Pacífico, América Latina, Caribe e África e mostra que a área de florestas tropicais manejadas de forma sustentável cresceu de menos de 1 milhão de hectares (2,4 milhões de acres), em 1988, para, no mínimo, 36 milhões de hectares (87 milhões de acres), em 2005.<br />
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"Hoje, já sabemos que uma área total de floresta tropical, aproximadamente igual à da Alemanha, se encontra em boas mãos", disse Manoel Sobral Filho, Diretor Executivo da OIMT. "Contudo, está claro que a segurança da maioria das florestas tropicais ainda corre grande risco, o que demonstra uma falta de compreensão coletiva de que as florestas podem gerar um valor econômico considerável sem serem destruídas".<br />
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O relatório constata que a área de terras florestadas com manejo sustentável constitui menos do que 5% dos 814 milhões de hectares estudados para este relatório, que representam dois terços de todas as florestas tropicais naturais no mundo.<br />
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As florestas tropicais se encontram em situação de risco há várias décadas. Hoje, cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais são desmatados a cada ano para a agricultura, as pastagens e outros usos não-florestais, sendo que uma área ainda muito maior é degradada através da extração insustentável/ilegal de madeira e outras práticas pouco produtivas de uso da terra.<br />
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A OIMT disse que, apesar destas deficiências, a tendência global geral é animadora e que a segurança legal das florestas melhorou muito desde 1998, quando foi feito um levantamento mais limitado da OIMT em 18 países membros. Os países que apresentam avanços especialmente notáveis incluem a Malásia, que agora tem pelo menos 4,8 milhões de hectares de florestas de produção com manejo sustentável, Bolívia (2,2 milhões de hectares), Peru (560 mil hectares), Brasil (1,4 milhão de hectares), República do Congo (1,3 milhão de hectares), Gabão (1,5 milhão de hectares) e Gana (270 mil hectares).<br />
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Mas alguns países sofreram graves perdas de floresta tropical ou não conseguiram progredir de forma significativa na busca de um manejo melhor. Países como a Costa do Marfim, as Filipinas, a Nigéria (onde áreas consideráveis já foram cobertas de florestas) agora têm relativamente poucas florestas naturais e problemas ambientais muito grandes. Em alguns países, a falta de governança eficaz constitui um problema evidente. O avanço em direção ao manejo sustentável das florestas tem sido mínimo ou inexistente na Libéria, Camboja, República Democrática do Congo (RDC) e outros países que passaram por conflitos armados importantes nos últimos tempos.<br />
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A OIMT defende a designação de mais áreas de floresta permanentes e a formulação e implementação de planos de manejo sustentável numa parte muito maior das propriedades existentes. A OIMT conclui que a instituição do manejo sustentável em parte substancial das florestas tropicais do mundo requer uma abordagem mundial para o financiamento dos custos. Devido às muitas pressões documentadas neste relatório, a OIMT acredita que somente uma ação conjunta poderá salvar as florestas tropicais da deterioração mais extensa.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-34152781445502909822011-05-29T15:38:00.000-07:002011-05-29T15:38:50.670-07:00Curiosidades sobre a cozinha africana <br />
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Aiaiaiaiaiai que fome que dá quando chegamos a esse assunto culinário heim!!! é para vocês perceberem como até isso herdamos dos africanos... logicamente que nem tudo deles, mas grande parte!<br />
Veja agora algumas comidas africanas que apesar de terem nomes estranhos fazem parecem ser deliciosas e se parecem com alguns dos pratos brasileiros.<br />
Se você quiser mudar seu almoço num fim de semana que tal tentar um dessas comidas de nome estranho mas que parecem ser uma delícia.. eitaaaaa água na boca.....<br />
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Abará =bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água. <br />
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Aberém= bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz moído na pedra, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. Abrazô Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dendê.<br />
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Acaçá =bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é chamada acaçá de leite.) <br />
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Ado= doce de origem afro-brasileira feito de milho torrado e moído, misturado com azeite-de-dendê e mel. <br />
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Aluá Bebida= refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura.<br />
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Quibebe= prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora. Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite-de-dendê e cheiro verde.<br />
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O negro introduziu na cozinha o leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha. A cozinha negra, pequena mas forte, fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-88119242631198994802011-05-29T15:35:00.000-07:002011-05-29T15:35:06.907-07:00NOSSO ARRAIAL VEM SUPER CONTEXTUALIZADO!!SP lança programação para Ano Internacional para os Afrodescendentes <br />
Secretaria da Cultura apresenta agenda especial para o ano e lança o livro da campanha da Consciência Negra de 2010 <br />
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O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, anunciou a agenda de eventos para o Ano Internacional para Afro-Descendentes, celebrado em 2011 segundo resolução da Organização das Nações Unidas. O evento marcou também o lançamento do livro Consciência Negra em Cartaz, que reúne 51 cartazes produzidos para a campanha promovida ao longo de 2010, que teve como tema "O que é Consciência Negra para Você?". <br />
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Para o Secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, o Ano Internacional para os Afro-Descendentes, instituído pela ONU, vem ao encontro das políticas propostas pela Secretaria por meio da sua assessoria para gêneros e etnias. "Desde 2007, a Secretaria promove campanhas de participação popular, com o objetivo de incentivar os brasileiros a uma reflexão sobre a questão racial".A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-89028324976000485552011-04-03T09:01:00.001-07:002011-04-03T09:01:04.943-07:00Fukushima, o Brasil e a energia nuclearElisa Marconi e Francisco Bicudo<br />
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Publicado em 31/3/2011<br />
No mundo inteiro, um bilhão de pessoas dependem da energia elétrica gerada por usinas nucleares. Justamente por isso, a sociedade moderna não pode abrir mão do que é produzido nos reatores. É com afirmações como essa que o físico Aquilino Senra, professor do programa de Pós-Graduação em Energia Nuclear do COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia), órgão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pretende fomentar as discussões a respeito dos rumos que a implantação de usinas atômicas e a geração de energia radioativa devem tomar depois do acidente que abalou a cidade de Fukushima, no Japão, no último dia 11 de março.<br />
Primeiro foi um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, depois veio um tsunami que varreu cidades inteiras. E quando os japoneses começavam a contabilizar as perdas – já são cerca de 10 mil mortos e aproximadamente 20 mil desaparecidos – o alerta amarelo do vazamento radioativo acendeu. O reator da usina nuclear de Fukushima estava esquentando e não podia ser resfriado pelos geradores de emergência. Movidos a óleo diesel e acionados quando falta energia, os equipamentos não puderam funcionar porque o combustível fora levado pelas águas da onda gigante. Funcionando sem controle, o reator começou a se desfazer e a liberar radioatividade que – em grandes quantidades – pode contaminar a água, o solo, o ar, chegar aos seres vivos e provocar doenças.<br />
Casas num raio de vinte quilômetros no entorno da usina foram evacuadas, e, de acordo com o especialista em energia nuclear da COPPE, outras consequências também já foram registradas: a morte de um funcionário da usina – por acidente e não por contaminação radioativa –, cerca de 20 intoxicações com graus não divulgados e, na última quinta-feira, três outros funcionários sofreram queimaduras. A percepção da população mundial é que a energia nuclear, mais uma vez, representa uma ameaça para a humanidade. O Japão ainda guarda na memória a tragédia das bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945; voltam à tona da opinião pública mundial também os acontecimentos relacionados ao acidente de Chernobyl, na antiga União Soviética, em 1986.<br />
Por outro lado, especialistas tentam convencer o mundo de que a energia que vem dos reatores tem aplicações benéficas e geração limpa. Tanto assim que o Brasil, que já tem duas usinas nucleares – Angra I e Angra II –, aprovou a construção da terceira usina, dessa vez concebida e desenvolvida por cientistas, tecnólogos e engenheiros alemães, uma decisão polêmica, principalmente nos tempos atuais.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-50682097863516186842011-03-22T18:00:00.000-07:002011-03-22T18:00:35.559-07:0022 de Março - Dia Mundial da Água!!!!O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.<br />
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Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.<br />
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No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.<br />
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Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.<br />
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Declaração Universal dos Direitos da Água<br />
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Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. <br />
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Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. <br />
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Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. <br />
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Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. <br />
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Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. <br />
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Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. <br />
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Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. <br />
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Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. <br />
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Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. <br />
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Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-41277007085447275902011-03-12T17:41:00.000-08:002011-03-12T17:41:58.062-08:00Mais dicas para vocês!!1 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.<br />
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2 - Outra vez atenção: os verbos terminados em -uar fazem a segunda e a terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a terceira pessoa do imperativo afirmativo em -e e não em -i. Observe: Eu quero que ele continue assim. Efetue essas contas, por favor. Menino, continue onde estava.<br />
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3 - A propósito do item anterior, devemos lembrar que os verbos terminados em -uir devem ser escritos naqueles tempos com -i, e não -e. Veja: Ele possui muitos bens. Ela me inclui entre seus amigos de confiança. Isso influi bastante nas minhas decisões. Aquilo não contribui em nada com o progresso.<br />
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4 - Coser significa costurar. Cozer significa cozinhar.<br />
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5 - O correto é dizer deputado por São Paulo, senador por Pernambuco, e não deputado de São Paulo e senador de Pernambuco.<br />
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6 - Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar. Então dizemos: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres.<br />
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7 - Dia a dia (sem hífen) é uma expressão adverbial que quer dizer todos os dias, dia após dia. Por exemplo: Dia a dia minha saudade vai crescendo. Enquanto que dia-a-dia é um substantivo que significa cotidiano e admite o artigo: O dia-a-dia dessa gente rica deve ser um tédio.<br />
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8 - A pronúncia certa é disenteria, e não desinteria.<br />
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9 - A palavra dó (pena) é masculina. Portanto, "Sentimos muito dó daquela moça".<br />
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10 - Nas expressões é muito, é pouco, é suficiente, o verbo ser fica sempre no singular, sobretudo quando denota quantidade, distância, peso. Ex: Dez quilos é muito. Dez reais é pouco. Dois gramas é suficiente.<br />
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11 - Há duas formas de dizer: é proibido entrada, e é proibida a entrada. Observe a presença do artigo a na segunda locução.<br />
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12 - Já se disse muitas vezes, mas vale repetir: televisão em cores, e não a cores.<br />
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13 - Cuidado: emergir é vir à tona, vir à superfície. Por exemplo: O monstro emergiu do lago. Mas imergir é o contrário: é mergulhar, afundar. Veja o exemplo: O navio imergiu em alto-mar.<br />
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14 - A confusão é grande, mas se admitem as três grafias: enfarte, enfarto e infarto.<br />
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15 - Outra dúvida: nunca devemos dizer estadia em lugar de estada. Portanto, a minha estada em São Paulo durou dois dias. Mas a estadia do navio em Santos só demorou um dia. Portanto, estada para permanência de pessoas, e estadia para navios ou veículos.<br />
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16 - E não esqueça: exceção é com ç, mas excesso é com dois s.<br />
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17 - Lembra-se dos verbos defectivos? Lá vai mais um: falir. No presente do indicativo só apresenta a primeira e a segunda pessoa do plural: nós falimos, vós falis. Já pensou em conjugá-lo assim: eu falo, tu fales...Horrível, né?<br />
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18 - Todas as expressões adverbiais formadas por palavras repetidas dispensam a crase: frente a frente, cara a cara, gota a gota, face a face, etc.<br />
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19 - Outra vez tome cuidado. Quando for ao supermercado, peça duzentos ou trezentos gramas de presunto, e não duzentas ou trezentas. Quando significa unidade de massa, grama é substantivo masculino. Se for a relva, aí sim, é feminino: não pise na grama; a grama está bem crescida.<br />
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20 - É frequente se ouvir no rádio ou na TV os entrevistados dizerem: Há muitos anos atrás... Talvez nem saibam que estão construindo uma frase redundante. Afinal, há já dá ideia de passado. Ou se diz simplesmente Há muito anos... ou Muitos anos atrás. Escolha. Mas não junte o há com atrás.<br />
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21 - Cuidado nessa arapuca do português: as palavras paroxítonas terminadas em -n recebem acento gráfico, mas as terminadas em -ns não recebem: hífen, hifens; pólen, polens.<br />
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22 - Atenção: Ele interveio na discórdia, e não interviu. Afinal, o verbo é intervir, derivado de vir.<br />
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23 - Item não leva acento. Nem seu plural itens.<br />
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24 - Todo mundo gosta de dizer magérrima, magríssima, mas o superlativo de magro é macérrimo.<br />
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25 - Essa história de mal com l, e mau com u, até já cansou: É só decorar: Mal é antônimo de bem, e mau é antônomo de bom. É só substituir uma por outra nas frases para tirar a dúvida.<br />
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26 - Toda vez que disser "É meio-dia e meio" você estará errando. O certo é: meio-dia e meia. Ou seja, meio dia e meia hora.<br />
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27 - Não tenho nada a ver com isso, e não haver com isso.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-83307321904028280252011-03-09T16:37:00.001-08:002011-03-09T16:37:25.323-08:006 Ano - texto publicitário ou jornalístico??A apuração dos desfiles começou às 16h25 desta quarta-feira (9/3). Três escolas foram multadas por descumprir normas técnicas durante o desfile. O Salgueiro, devido ao atraso de 10 minutos para completar a passagem pela Marquês de Sapucaí, começou a apuração com menos 1 ponto e ainda pagará uma multa de R$ 45 mil por problemas na dispersão. A Portela também ultrapassou o tempo em um minuto e foi punida com multa de R$ 100 mil. Por não respeitar o mapa da concentração, a Mangueira foi multada em R$ 45 mil.<br />
<br />
Como o incêndio de 7 de fevereiro na Cidade do Samba destruiu os barracões da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, não houve rebaixamento. As três agremiações também não participaram da disputa pelo título.<br />
<br />
O desfile<br />
<br />
Última escola a desfilar na Marquês da Sapucaí em 2011, a Beija-Flor de Nilópolis homenageou o cantor Roberto Carlos com o enredo A simplicidade de um Rei. A letra do samba destacou a a infância do rei em Cachoeiro do Itapemirim (ES), a Jovem Guarda, a religiosidade, o romantismo e os seus fãs. Toda a trajetória de Roberto, que completa 70 anos em 19 de abril, foi apresentada ao público pelos 4 mil componentes, distribuídos em 47 alas e oito carros alegóricos.<br />
<br />
Uma lista de celebridades - incluindo os parceiros Erasmo Carlos e Rosemary e os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone - também atravessam a avenida. No último carro, o próprio Roberto Carlos, emocionado, cantOU os versos do samba-enredo acompanhado de 300 crianças, que representaram querubins.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-79496663248106449562011-03-08T05:55:00.000-08:002011-03-08T05:56:34.131-08:00Sugestão de leitura: O Grito da GaivotaEmmanuelle Laborit é surda profunda. Neta do cientista Henri Laborit, atriz agraciada com o Prémio Molière, é a protagonista deste testemunho, marcado pela memória de um crescimento que se viveu diferente; testemunho de uma vida, vista pelos olhos de uma menina, contado pelo sentir de uma mulher. Relato comovente, pessoal e subjetivo, de alguém que cresceu no mundo do silêncio, que nunca aprendeu a viver à distância da comunicação, e que acaba por se libertar de um mundo que não precisava de ser assim.<br />
<br />
O Grito da Gaivota confronta-nos com uma realidade de que a generalidade das pessoas pouco conhece, e convida-nos a partilhar as experiências, tantas vezes dolorosas, do dia a dia dos que vivem envoltos no silêncio e na incompreensão.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-60381839396819309412011-03-06T17:45:00.001-08:002011-03-06T17:45:24.329-08:00História da participação das mulheres na políticaDurante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.<br />
<br />
Principais conquistas das mulheres na política brasileira<br />
<br />
- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.<br />
<br />
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira<br />
<br />
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.<br />
<br />
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.<br />
<br />
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).<br />
<br />
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.<br />
<br />
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-88966814367885732712011-03-06T17:40:00.000-08:002011-03-06T17:40:00.687-08:00Indicações de livros sobre a História da MulherLivros sobre a História da Mulher<br />
<br />
História das Mulheres no Brasil<br />
Autor: Del Priore, Mary<br />
Editora: Contexto<br />
<br />
Mulher e Família na América Portuguesa - Coleção Discutindo a História do Brasil<br />
Autor: Figueiredo, Luciano<br />
Editora: Atual<br />
<br />
Histórias Extraordinárias - Considerações Sobre a Mulher<br />
Autor: Keller, Wilma<br />
Editora: ALEPH<br />
<br />
A Mulher / Os Rapazes: Da História da Sexualidade<br />
Autor: Foucault, Michel<br />
Editora: Paz e Terra<br />
<br />
Bakhita - Mulher, Negra, Escrava, Santa - Uma Fascinante História de Liberdade<br />
Autor: Zanini, Roberto Italo<br />
Editora: Cidade Nova<br />
<br />
A Mulher na História<br />
Autor: Lemieszek, Dionysia Bonow<br />
Editora: SAGRA-DC LUZZATTO<br />
<br />
Breve História da Mulher no Mundo Ocidental<br />
Autor: Bauer, Carlos<br />
Editora: Xama<br />
<br />
Familia Mulher Sexualidade e Igreja na História do Brasil<br />
Autor: Marcilio, Maria Luiza<br />
Editora: Associação Jesuíta<br />
<br />
Mulher Sujeito e Objeto de Sua Própria História ?<br />
Autor: Santos, Sidney Francisco Reis dos<br />
Editora: Oab-SC<br />
<br />
Mulher & Trabalho - 32 Histórias<br />
Autor: Camargo, Maria Silvia<br />
Editora: Editora 34<br />
<br />
Corpo a Corpo com a Mulher<br />
Autor: Priore, Mary Del<br />
Editora: Senac São Paulo<br />
<br />
Mulheres no Brasil Colonial<br />
Autor: Del Priore, Mary<br />
Editora: Contexto<br />
<br />
Histórias de Mulheres<br />
Autor: Montero, Rosa<br />
Editora: Agir<br />
<br />
Elas - 52 Mulheres da Bíblia que Marcaram a História do Povo de Deus<br />
Autor: Syswerda, Jean E.; Spangler, Ann<br />
Editora: Mundo Cristão <br />
<br />
100 Mulheres que Mudaram a História do Mundo<br />
Autor: Rolka, Gail Meyer<br />
Editora: Ediouro - RJ <br />
<br />
As Mulheres e os Silêncios da História<br />
Autor: Perrot, Michele<br />
Editora: Edusc <br />
<br />
Bruxas, Comadres ou Parteiras - A Obscura História das Mulheres e a Ciência<br />
Autor: Brenes, Anayansi, Correa<br />
Editora: pelicanoA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-12468733666009778082011-03-06T17:38:00.000-08:002011-03-06T17:38:06.888-08:008 de Março - Dia Internacional das Mulheres - Você sabe o porquê??História do 8 de março<br />
<br />
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. <br />
<br />
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.<br />
<br />
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).<br />
<br />
Objetivo da Data <br />
<br />
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.<br />
<br />
<br />
<br />
Conquistas das Mulheres Brasileiras <br />
<br />
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.<br />
<br />
<br />
<br />
Marcos das Conquistas das Mulheres na História <br />
<br />
1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres. <br />
<br />
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos. <br />
<br />
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres. <br />
<br />
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia. <br />
<br />
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs. <br />
<br />
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas <br />
<br />
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres <br />
<br />
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina. <br />
<br />
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças <br />
<br />
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina <br />
<br />
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheresA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-18218395315212970512011-03-06T14:12:00.000-08:002011-03-06T14:12:57.358-08:008 Ano - Proposta de Produção TextualLeia com atenção os seguintes textos:<br />
<br />
<br />
<br />
“A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético.”<br />
<br />
<br />
(Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil.<br />
Diário de Natal. 21/10/2000.)<br />
<br />
“Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinqüentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas.”<br />
<br />
(Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna.<br />
www.proec.ufg.br.)<br />
<br />
“Art. 4o. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”<br />
<br />
(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.)<br />
<br />
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema:<br />
<br />
O trabalho infantil na realidade brasileira.<br />
<br />
<br />
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.<br />
<br />
<br />
Observações:<br />
<br />
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.<br />
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.<br />
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-20059033661755155122011-03-06T14:09:00.001-08:002011-03-06T14:09:21.893-08:009 Ano - Proposta de Produção TextualOs 8 passos para o Brasil virar uma potência <br />
<br />
Por Isabel Clemente, Alexandre Mansur e Renata Leal<br />
<br />
<br />
O prestígio internacional dá orgulho ao empresariado e ao governo do Brasil. Desde as privatizações não se via tanto investimento privado novo num mesmo setor. Até Pedro Paulo Diniz, ex-piloto de Fórmula 1 e empresário do ramo de entretenimento, e sua irmã, Lucila Diniz, herdeiros do grupo Pão de Açúcar, chegaram ao combustível natural. Vão investir cerca de US$ 200 milhões em duas usinas de álcool em Goiás. Para ter uma idéia do fascínio que o álcool vem exercendo, basta contar as liberações de crédito do BNDES.<br />
<br />
<br />
Até a metade de maio, o BNDES aprovou R$ 1,24 bilhão para projetos no setor. É mais que todo o financiamento de 2005. E há os investimentos internacionais. O mais vultoso anunciado até agora são os US$ 2 bilhões reunidos pelo empresário Ricardo Semler e pelo ex-presidente da Petrobras Henri Philippe Reichstul, na Brazil Renewable Energy (Brenco). A empresa, lançada oficialmente no início do ano, já começou a plantar. Seus planos são construir quatro usinas, no Centro-Oeste, e exportar todo o álcool combustível produzido. Entre os sócios, empresários como Steve Case, fundador da AOL, Vinod Khosla, o multimilionário empreendedor indiano radicado nos Estados Unidos, e James Wolfenson, ex-presidente do Banco Mundial.<br />
<br />
<br />
Segundo analistas, o Brasil tem potencial para se tornar uma Arábia Saudita verde. Os sauditas faturam US$ 154 bilhões por ano com petróleo. Ninguém arrisca quanto o Brasil ganharia exportando álcool. Mas poderíamos ir até mais longe porque, além de matéria-prima, dominamos a tecnologia da principal energia alternativa das próximas décadas. Receberíamos um volume de investimento sem comparação em nossa história, gerando fortunas empresariais e empregos em massa. Seria uma chance de dar um salto de desenvolvimento.<br />
<br />
<br />
Essa chance existe porque o alto preço do petróleo e a preocupação com o aquecimento do planeta incentivam a busca por fontes de energia renováveis. O álcool, que o Brasil chegou a abandonar na década de 90, se encaixou nessa história. Embora a trajetória futura do álcool pareça brilhante, e o Brasil esteja na primeira classe, nada garante que não vamos ficar em alguma curva do caminho. Alguns desafios precisam ser enfrentados para o país não repetir o triste enredo de outros ciclos econômicos, como o da borracha, do café e do açúcar. <br />
<br />
(...)<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
GARANTIR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS<br />
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Se todo mundo começar a plantar cana, não vai faltar comida? Na teoria, não. A cana ocupa 6,2 milhões de hectares no Brasil. Outros 200 milhões de hectares são pastagens. Um ganho de 10% de produtividade no pasto liberaria 20 milhões de hectares para a expansão dos canaviais. Para atender à demanda mundial por álcool, caso o planeta resolva adicionar 5% de álcool à gasolina, precisaremos de pouco mais que 10 milhões de hectares plantados. O problema é que a vida real não funciona assim. Hoje, não há estímulo para a pecuária aumentar sua produtividade. E a produção de bois do país também tende a crescer. Também há pressão para plantar mais de outros alimentos. É pouco provável que alguém deixe de plantar. O que se teme é que plantadores de cana, pecuaristas e outros agricultores busquem a abertura de novas terras, pressionando as áreas de preservação ambiental.<br />
<br />
EVITAR O CUSTO AMBIENTAL<br />
<br />
Boa parte do prestígio do álcool tem razões ambientais. O combustível natural é uma alternativa à gasolina, cuja combustão gera gases que contribuem para o aquecimento global. “Mas essa vantagem é anulada se, para plantar cana, for necessário desmatar”, diz Christopher Flavin, do instituto Worldwatch, dos EUA. “Ninguém sério estabelece relação direta entre o desmatamento na Amazônia e a expansão da cana. O que existe é o risco para a Mata Atlântica e o Cerrado das regiões canavieiras.” E o perigo de uma compensação indireta: a plantação de cana sobre as pastagens do Sudeste e Centro-Oeste pode aumentar a pressão dos pecuaristas na Amazônia, onde eles já são os principais responsáveis pelo desmatamento ilegal e a grilagem.<br />
<br />
A socióloga Laura Tetti, consultora da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), diz que é questionada sobre isso três vezes por semana. Sua melhor resposta é o que vem ocorrendo em São Paulo, Estado que concentra 70% da produção de álcool do país. Em um gráfico, Laura mostra como a área de cana quase dobrou no Estado nos últimos 15 anos. Outro gráfico, com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sugere que, no mesmo período, a área de remanescentes florestais do Estado cresceu. “Os dados mostram como São Paulo não perdeu florestas para a expansão da cana”, diz Laura. Como? Existem projetos bem-sucedidos de corredores ecológicos em torno de canaviais na região de Piracicaba, em São Paulo. Espécies da Mata Atlântica foram usadas para reflorestar áreas próximas às plantações.<br />
<br />
Mas o destino da floresta ainda é incerto em outros Estados, como em Mato Grosso do Sul. Lá, existem projetos para expandir a área de canaviais de 200.000 para 1,2 milhão de hectares. “Só há um compromisso verbal de que o crescimento ocorrerá em áreas de pastagens, mas ninguém garante as reservas de Cerrado e Mata Atlântica da região”, diz Miguel Milano, da ONG Avina. “Claro que dá para plantar com cuidado. Mas não é o que temos visto.” O Ministério Público do Estado ainda está negociando salvaguardas ambientais com os representantes de 41 projetos de novas usinas para a região. Segundo o promotor Alexandre Raslan, eles ainda não concordam em assinar um termo se comprometendo a seguir a legislação ambiental para as s áreas arrendadas. “Isso garantiria a preservação de 20% da vegetação nativa em cada propriedade, como estabelece a lei”, diz.<br />
<br />
OBTER GANHOS SOCIAIS<br />
<br />
A indústria da cana, com pretensões a vôos internacionais, ainda se vê às voltas com problemas constrangedores, como a existência de trabalhadores em condições degradantes. O número de propriedades envolvidas é pequeno, mas a quantidade de trabalhadores libertados em alguns casos pelos fiscais do Ministério do Trabalho não. O caso mais estrondoso até agora foi a libertação de mil trabalhadores na fazenda Gameleira, em Mato Grosso, em 2005.<br />
<br />
Mais do que melhorar as condições de trabalho, será preciso mudar o sistema de produção para atender às exigências do mercado externo. Além do trabalho degradante, a colheita da cana pressupõe a queima da plantação. Ela é feita para acabar com a palha da cana, cortante, que pode provocar lesões na pele e nos olhos. O fogo também reduz o risco de acidentes com animais, como cobras, no canavial.<br />
<br />
A saída é mecanizar a colheita. Neste ano, 40% dos canaviais paulistas serão cortados à máquina. “Até 2017, esperamos não ter mais áreas queimadas e cortadas à mão no Estado”, diz Antônio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Única. As máquinas não servem para terrenos inclinados ou plantações pequenas, mas devem substituir a maior parte da mão-de-obra empregada no setor. É um aumento da produtividade. Mas, também, num primeiro momento, um aumento do desemprego no campo. Os cortadores representam metade do 1 milhão de trabalhadores que a cana emprega. Cada colheitadeira substituirá pelo menos cem deles.<br />
<br />
Se a mecanização deverá tirar muitos trabalhadores do campo, o estudo poderá colocar parte deles para dentro das usinas ou criar outras oportunidades de emprego. A pedido da associação de produtores, o Centro Paula Souza, a maior rede de escolas técnicas do Estado de São Paulo, criou um curso técnico em açúcar e álcool há seis anos. A idéia inicial era capacitar quem já havia concluído o ensino médio e trabalhava nas usinas. De lá para cá, escolas técnicas espalhadas pelo Estado oferecem o curso, que dura dois anos. Em Osvaldo Cruz, a cerca de 600 quilômetros da capital, a Escola Técnica Amin Jundi está formando 40 alunos neste ano.<br />
<br />
(...)<br />
<br />
Em todo o Oeste Paulista, devem ser abertas 40 usinas até 2010. Dos 160 mil postos de trabalho previstos, pelo menos 27 mil serão para técnicos. É o trabalho mais especializado tornando o lugar do trabalho braçal.<br />
<br />
(...)<br />
<br />
Fonte: Revista Época, Edição 472, 04/06/2007<br />
<br />
<br />
<br />
Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema:<br />
<br />
O Brasil como potência energética e os problemas sócio-ambientais.<br />
<br />
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.<br />
<br />
Observações:<br />
<br />
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.<br />
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.<br />
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-71379515089601301972011-03-06T14:06:00.001-08:002011-03-06T14:06:59.292-08:00ENEMhttp://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=87A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-25298119228624714712011-03-06T14:00:00.000-08:002011-03-06T14:00:25.418-08:007 Ano - CRÔNICACrônica <br />
<br />
Gênero considerado tipicamente brasileiro, sob vários aspectos, a crônica transita entre o jornalismo e a literatura e aposta na subjetividade para relatar, de maneira informal, os fatos do dia a dia. Os cronistas têm a liberdade total do texto subjetivo. O cronista nos empresta suas lentes para ver o mundo e nos faz enxergar o que bem entende, em seu universo interior. <br />
<br />
Apesar de ser considerada, por muitas décadas, como gênero menor, muitos autores importantes se dedicaram a ela. Carlos Drummond de Andrade foi um dos grandes cronistas do cotidiano do Rio de Janeiro. O mesmo pode-se dizer de Olavo Bilac, que, no início do XX, passou a produzir crônicas num jornal carioca, substituindo outro grande escritor, Machado de Assis. Rubem Braga é tido por muitos críticos como o grande mestre dessa peculiar modalidade de texto curto.<br />
<br />
Leia, a seguir, a primeira crônica escrita contra o Golpe Militar de 1º de abril de 1964.<br />
<br />
Da Salvação da Pátria<br />
<br />
Posto em sossego por uma cirurgia e suas complicações, eis que o sossego subitamente se transforma em desassossego: minha filha surge esbaforida dizendo que há revolução na rua.<br />
<br />
Apesar da ordem médica, decido interromper o sossego e assuntar: ali no Posto Seis, segundo me afirmaram, há briga e morte. Confiando estupidamente no patriotismo e nos sadios princípios que norteiam as nossas gloriosas Forças Armadas, lá vou eu, trôpego e atordoado, ver o povo e a história que ali, em minhas barbas, está sendo feita.<br />
<br />
E vejo. Vejo um heróico general, à paisana, comandar alguns rapazes naquilo que mais tarde o repórter da TV-Rio chamou de “gloriosa barricada”. Os rapazes arrancam bancos e árvores. Impedem o cruzamento da avenida Atlântica com a rua Joaquim Nabuco. Mas o general destina-se à missão mais importante e gloriosa: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na brava façanha de colocar um em cima do outro.<br />
<br />
Estou impossibilitado de ajudar os gloriosos herdeiros de Caxias, mas vendo o general em tarefa aparentemente tão insignificante, chego-me a ele e, antes de oferecer meus préstimos, patrióticos, pergunto para que servem aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro.<br />
<br />
- General, para que é isto?<br />
<br />
O intrépido soldado não se dignou olhar-me. Rosna, modestamente:<br />
<br />
- Isso é para impedir os tanques do I Exército!<br />
<br />
Apesar de oficial da Reserva – ou talvez por isso mesmo –, sempre nutri profunda e inarredável ignorância em assuntos militares. Acreditava, até então, que dificilmente se deteria todo um Exército com dois paralelepípedos ali na esquina da rua onde moro. Não digo nem pergunto mais nada. Retiro-me à minha estúpida ignorância.<br />
<br />
Qual não é o meu pasmo quando, dali a pouco, em companhia do bardo Carlos Drummond de Andrade, que descera à rua para saber o que se passava, ouço pelo rádio que os dois paralelepípedos do general foram eficazes: o I Exército, em sabendo que havia tão sólida resistência, desistiu do vexame, aderiu aos que se chamavam de rebeldes.<br />
<br />
Nessa altura, há confusão na avenida Nossa Senhora de Copacabana, pois ninguém sabe ao certo o que significa “aderir aos rebeldes”. A confusão é rápida. Não há rebeldes e todos, rebeldes ou não, aderem, que a natural tendência da humana espécie é aderir.<br />
Os rapazes de Copacabana, belos espécimes de nossa sadia juventude, bem nutridos, bem fumados, bem motorizados, erguem o general em triunfo. Vejo o bravo cabo-de-guerra passar em glória sobre minha cabeça.<br />
<br />
Olho o chão. Por acaso ou não, os dois paralelepípedos lá estão, intactos, invencidos, um em cima do outro. Vou lá perto, com a ponta do sapato tento derrubá-los. É coisa relativamente fácil.<br />
<br />
Das janelas, cai papel picado. Senhoras pias exibem seus pios e alvacentos lençóis, em sinal de vitória. Um Cadillac conversível pára perto do “Six”* e surge uma bandeira nacional. Cantam o Hino também Nacional e declaram todos que a Pátria está salva.<br />
Minha filha, ao meu lado, exige uma explicação para aquilo tudo.<br />
<br />
- É carnaval, papai?<br />
- Não.<br />
- É campeonato do mundo?<br />
- Também não.<br />
<br />
Ela fica sem saber o que é. E eu também fico. Recolho-me ao sossego e sinto na boca um gosto azedo de covardia.<br />
<br />
(2-4-1964)<br />
<br />
* Uma pequena lanchonete no Posto Seis, onde depois se instalou um banco.<br />
<br />
Carlos Heitor Cony, crônica publicada originalmente no Diário da Manhã, republicada em livro no mesmo ano e reeditada em “O ato e o Fato – o som e a fúria das crônicas contra o Golpe de 1964”, Editora Objetiva, 2004.<br />
<br />
<br />
Literatura de jornal (o que é a crônica?)<br />
<br />
Artur da Távola<br />
<br />
A crônica é a expressão das contradições da vida e da pessoa do escritor ou jornalista, exposto que fica, com suas vísceras existenciais à mostra no açougue da vida, penduradas à espera do consumo de outros como ele, enrustidos, talvez, na manifestação dos sentimentos, idéias, verdades e pensamentos.<br />
<br />
Já escrevi mais de cinco mil crônicas. E a uns estudantes que me pediram uma síntese sobre o gênero, respondi o seguinte:<br />
<br />
É o samba da literatura. É ao mesmo tempo, a poesia, o ensaio, a crítica, o registro histórico, o factual, o apontamento, a filosofia, o flagrante, o miniconto, o retrato, o testemunho, a opinião, o depoimento, a análise, a interpretação, o humor. Tudo isso ela contém, a polivalente. Direta a simples como um samba. Profunda como a sinfonia.<br />
É compacta, rápida, direta, aguda, penetrante, instantânea (dissolve-se com o uso diário), biodegradável, sumindo sem poluir ou denegrir, oxalá perfume, saudade e algum brilho de vida no sorriso ou na lágrima do leitor.<br />
<br />
A literatura do jornal. O jornalismo da literatura. É a pausa de subjetividade, ao lado da objetividade da informação do restante do jornal. Um instante de reflexão, diante da opinião peremptória do editorial.<br />
<br />
É tímida e perseverante. Não se engalana com os grandes edifícios da literatura, mas pode conter alguns de seus melhores momentos. Não se enfeita com os altos sistemas de pensamento, mas pode conter a filosofia do cotidiano e da vida que passa. Não se empavona com a erudição dos tratados, mas pode trazer agudeza de percepção dos bons ensaios.<br />
<br />
Para ser boa, não deve ser mastigada. Deve dissolver-se na boca do leitor, deixando um sabor de vivência comum. Deve parecer que já estava escrita há muito tempo na sensibilidade de quem a lê e foi apenas lembrada ou ativada pelo escritor/jornalista que lhe deu forma.<br />
<br />
Deve ser rápida como a percepção e demorada como a recordação. Verdadeira como um poente e esperançosa como a aurora. Irreverente como um carioca. Suave como pele de mulher amada e irritada como uma criança com fome.<br />
<br />
Terna como a amamentação e insegura como toda primeira vez. Religiosa como a portadora do mistério e agnóstica como um livre pensador. A crônica nos obriga à síntese, à capacidade de condensar emoções em parágrafos-barragem. Faz-nos prosseguir, mesmo quando nos sentimos repetitivos. É, pois, a expressão jornalístico-literária da necessidade de não desistir de ser e sentir. A crônica é o samba da literatura.<br />
<br />
Jornal O Dia, 27 de junho de 2001<br />
<br />
Lourenço Diaféria traduz também imprime sua visão sobre o gênero:<br />
<br />
"A crônica é a reinvenção da lua abstraída das violações científicas e espaciais, é a metafísica dos postes e das azaléias, é a lupa que permite confirmar com a palavra escrita, se o sabonete Palmolive continua a abrir os poros e manter a pele leve e acetinada. A crônica existe para dar credulidade aos jornais, saturados de notícias reais demais para serem levadas a sério. A crônica descobre as pessoas no meio da multidão de leitores. Ela revela ao distinto público que, atrás do botão eletrônico, existe um baixinho resfriado e de nariz pingando, que assoa e vocifera. A crônica serve para mostrar o outro lado de tudo - dos palanques, das torres, de eclipses, das enchentes, dos barracos, do poder e da majestade. Ela não consta no periódico por condescendência. A crônica é a lágrima, o sorriso, o aceno, a emoção, o berro, que não tem estrutura para se infiltrar como notícia, reportagem, editorial, comentário ou anúncio publicitário no jornal. E, contudo, é um pouco de tudo isso."<br />
<br />
Diaféria, Lourenço. Depoimento - Escritor Brasileiro/81. Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo, 1981.<br />
<br />
Meu Ideal Seria Escrever...<br />
<br />
Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – "ai meu Deus, que história mais engraçada!". E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – "mas essa história é mesmo muito engraçada!".<br />
<br />
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.<br />
<br />
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aqueles pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – "por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!" . E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.<br />
<br />
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: "Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina".<br />
<br />
E quando todos me perguntassem – "mas de onde é que você tirou essa história?" – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: "Ontem ouvi um sujeito contar uma história...".<br />
<br />
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.<br />
<br />
Rubem Braga<br />
A crônica acima foi extraída do livro "A traição das elegantes", Editora Sabiá - Rio de Janeiro, 1967, pág. 91.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-77810004594469059642011-03-06T13:56:00.000-08:002011-03-06T13:56:06.474-08:00PROPOSTA - PRODUÇÃO TEXTUAL - 1 ANO ENSINO MÉDIOPrimeira proposta de redação <br />
<br />
<br />
Quem merece o título de país do futuro?<br />
<br />
No início da década de 70, a economia brasileira crescia anualmente a taxas superiores a 10%, e o Brasil estava destinado a ser o país do futuro como previa o general Médici, presidente da época.<br />
<br />
Mas as duas décadas perdidas, que vieram após o período conhecido como "milagre econômico", fizeram com que a expressão, que um dia deu orgulho aos brasileiros, passasse a ser usada com ironia dentro e fora do Brasil, que passou a ser chamado de eterno país do futuro.<br />
<br />
Ao mesmo tempo em que o Brasil vivia duas décadas de crescimento medíocre, a China de Deng Xiaoping se abria para o mundo e começava pouco a pouco a pular degraus no ranking dos países mais ricos: hoje já é a sexta maior economia do mundo e cresce anualmente a taxas superiores a 7%.<br />
<br />
Será que o Brasil, que caiu recentemente da oitava para a décima posição no ranking das economias mundiais, consegue reagir e superar a China? Por que a China avança enquanto o Brasil pouco evolui? Será que o Brasil de Lula vai reverter esse quadro?<br />
<br />
BBC Brasil, 06 de janeiro, 2003<br />
<br />
<br />
<br />
À sombra do passado<br />
Os 125 anos de nascimento de Stefan Zweig fazem um bom momento para relembrar os 65 anos de Brasil, país do futuro<br />
<br />
Brasil, país do futuro: o título do livro escrito há 65 anos por Stefan Zweig (1881-1942) transformou-se, no imaginário nacional, quase como se fosse uma maldição que, após ser conjurada pelo pobre escritor austríaco, nos tivesse deixado presos num limbo de eterno “vir a ser”, sem nunca chegar lá.<br />
<br />
Revista Pesquisa Fapesp - Edição Impressa 126 - Agosto 2006<br />
<br />
<br />
<br />
Mãos dadas<br />
<br />
Não serei o poeta de um mundo caduco.<br />
Também não cantarei o mundo futuro.<br />
Estou preso à vida e olho meus companheiros.<br />
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.<br />
Entre eles, considero a enorme realidade.<br />
O presente é tão grande, não nos afastemos.<br />
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.<br />
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,<br />
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,<br />
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,<br />
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.<br />
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,<br />
a vida presente.<br />
<br />
Carlos Drummond de Andrade<br />
<br />
<br />
Com base nas ideias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema:<br />
<br />
Brasil, país do futuro, os pilares para o desenvolvimento econômico, social e humano.<br />
<br />
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.<br />
<br />
Observações:<br />
<br />
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.<br />
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.<br />
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-87972878014090447102011-03-06T13:50:00.001-08:002011-03-06T13:50:30.605-08:00ENSINO MÉDIO - COMO SE PREPARAR PARA O ENEM1) Ler, ler e ler. O estudante melhor preparado é aquele mais curioso e que busca incessantemente conhecimento por meio da leitura. A ideia é adquirir repertório. Imagine uma árvore. Quanto maior seu tamanho, maior será sua sombra, maior sua presença no mundo, mais pássaros e outros seres vivos será capaz de acolher. O mesmo pode ser dito em relação a uma pessoa e o que ela sabe. Quanto mais vasto seu conhecimento e mais profundo, maior ela se torna. Interpretar textos é o coração do ENEM. É preciso saber que há diversos tipos de textos. Estudar os gêneros textuais é o primeiro passo para compreendê-los melhor. Jornais, revistas, a Internet, os livros e observar o mundo são os maiores aliados nessa jornada.<br />
<br />
2) Pratique a argumentação. Em outras palavras, para que dominar os recursos linguísticos? Para se expressar melhor, se fazer entender melhor e comunicar o que pensa. Promova rodas de discussões com amigos. Você começará a perceber a eficácia de cada argumento. Divida o grupo entre os que são contra e os que são a favor de uma questão. Tente se aprofundar e descobrir a complexidade de alguns temas. Ao final, coloque no papel o tema, seu posicionamento em relação a ele, os principais argumentos, tire sua conclusão e faça uma proposta concreta para promover mudanças. Isso o ajudará a fazer uma redação nota 10 no ENEM e em qualquer vestibular.<br />
<br />
3) Preservar a vida e garantir as condições para sua plenitude são o desafio permanente das gerações. O futuro é a obra de nossas mãos. Todos os temas ligados a essa questão são urgentes e, portanto, o ENEM se ocupará deles. Certamente algumas questões abordarão meio ambiente (florestas, recursos hídricos, energia, aquecimento global, catástrofes naturais etc.), desenvolvimento econômico, consumo consciente, segurança alimentar, justiça social, inclusão, formas de violência, diversidade e assim por diante. A redação também poderá pedir algo por aí.<br />
<br />
4) Esqueça a abordagem tradicional de língua portuguesa e gramática. Não que ela não seja importante, mas o mais instigante é a língua viva, capturada em seu pleno uso. Estude variações linguísticas, funções da linguagem, expressões idiomáticas, figuras de linguagem, coesão e conectivos.<br />
<br />
5) A cultura brasileira é um grande manancial para as questões do ENEM. Conhecer mais da nossa História e das nossas expressões artísticas, incluindo patrimônios materiais e imateriais vai, não apenas ajudá-lo, mas também enriquecê-lo. Isso inclui literatura, música, teatro, dança, cinema, artes visuais... Todo mundo devia conhecer melhor seu país, você não acha?<br />
<br />
6) A cultura digital ou influências da tecnologia na sociedade e a cultura urbana e suas manifestação são os fatos mais relevantes no cenário cultural contemporâneo, especialmente o encontro entre as duas, com a mobilidade. Fique de olho nessas imbricações.<br />
<br />
7) Intertextualidade e metalinguagem são campos obrigatórios. Dê uma investigada!<br />
<br />
8) Haja o que houver, faça todas as propostas de redação pedidas. Pratique! Não há outro jeito de aprender a escrever. Você erra, alguém corrige, você aprende. Certo? Vá de peito aberto e arregace as mangas.<br />
<br />
9) Na parte de literatura, o ENEM sempre adorou questões relativas ao Modernismo. Estude os principais autores desse período. Além disso, aprenda a ler poesia. É um grande desafio. Ela foge totalmente da linguagem cotidiana e faz usos extremamente sofisticados dos recursos linguísticos. Muita gente acredita que um poema é capaz de expressar o que nenhuma outra forma textual consegue. Deixe-se levar pelos sentidos inusitados criados pelos poetas.<br />
<br />
10) Esqueça as caixinhas. O ENEM é uma prova interdisciplinar. Este ano, com mais questões e ainda mais disputado, o nível vai subir. Os conhecimentos exigidos serão basicamente os mesmos, mas haverá questões com nível de dificuldade maior.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-51832411981624735322011-03-06T07:59:00.000-08:002011-03-06T07:59:53.680-08:00Indicações de Leitura - 1 Ensino MédioPessoal,<br />
<br />
Conforme conversamos na última aula, seguem indicações para leitura e pesquisa:<br />
<br />
MACHADO, Ana Maria - Recado do nome. 1 ed., São Paulo: Martins Fontes, 1976.<br />
<br />
KOCH, Indegore Villaça - O texto e a construção dos sentidos. 2 ed., São Paulo, Contexto,1998.<br />
<br />
Leiam!! Vale a pena!<br />
Bjs,<br />
CarinA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-36316933041975213812011-03-05T17:24:00.001-08:002011-03-05T17:24:06.961-08:00Relatório de Leitura dos paradidáticos!Pessoal,<br />
<br />
Dia 30/03 é o dia da entrega do relatório de leitura dos paradidáticos que indiquei no primeiro dia de aula, ok!<br />
<br />
Caprichem!<br />
<br />
Bjs,<br />
CarinA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-87775914603885336412011-03-05T17:21:00.000-08:002011-03-05T17:21:52.631-08:001 Ano Ensino Médio - Literatura - ADÉLIA PRADO - POEMA: 'CASAMENTO'Amados,<br />
O poema a qual fiz referência na última aula é: 'Casamento', de Adélia Prado!<br />
<br />
<br />
Casamento<br />
<br />
Adélia Prado<br />
<br />
<br />
Há mulheres que dizem:<br />
<br />
Meu marido, se quiser pescar, pesque,<br />
<br />
mas que limpe os peixes.<br />
<br />
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,<br />
<br />
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.<br />
<br />
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha, <br />
<br />
de vez em quando os cotovelos se esbarram, <br />
<br />
ele fala coisas como "este foi difícil"<br />
<br />
"prateou no ar dando rabanadas"<br />
<br />
e faz o gesto com a mão. <br />
<br />
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez<br />
<br />
atravessa a cozinha como um rio profundo.<br />
<br />
Por fim, os peixes na travessa, <br />
<br />
vamos dormir.<br />
<br />
Coisas prateadas espocam:<br />
<br />
somos noivo e noiva. <br />
<br />
<br />
Texto extraído do livro "Adélia Prado - Poesia Reunida", Ed. Siciliano - São Paulo, 1991, pág. 252.A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-8298551746838445102011-03-05T17:17:00.000-08:002011-03-05T17:17:07.678-08:001 Ano Ensino Médio - LiteraturaOlá, Tchutchucos!!<br />
Descansando bastante??<br />
<br />
Seguem as instruções para o desafio literário que vocês desenvolverão.<br />
<br />
Cada dupla já sabe a qual movimento literário está incumbido certo??<br />
- Hosana e Luyara: Barroco;<br />
- Camila e Alyce: Romantismo;<br />
- Jaque e Letícia: Romantismo;<br />
- André e Gabriel: Modernismo.<br />
<br />
Etudamos, através do texto de Marisa Lajolo, que cada produção literária é um objeto social e está diretamente ligada à ideologia de seu tempo..."Somos filhos do nosso tempo", lembram??<br />
Posto isto, vocês realizarão uma apresentação em power point, na qual deverá constar o contexto sócio-econômico-político da época que envolve uma produção literária de um autor. Portanto, vocês estão livres para escolher o autor dentro do movimento literário, o tipo de gênero e a obra.<br />
Apontando as características do contexto na obra e as características do movimento literário, vocês deverão encontrar motivos, elementos nas obras que as fundamentem enquanto parte daquele contexto e daquele movimento. É necessário transcrever trechos da obra nos slides, para que consigamos acompanhar as análises, assim como é necessário entregar a cada aluno um resumo das análises e da pesquisa realizada. Esta tarefa será apresentada a partir da primeira sexta de Abril e o valor será: Dez, contabilizado para o segundo bimestre, conforme combinamos.<br />
Dicas de autores que vocês podem escolher:<br />
Barroco: Gregório de Mattos Guerra ou Padre Antonio Vieira;<br />
Romantismo: Álvares de Azevedo, José de Alencar, Camilo Castelo Branco, Joaquim Manuel de Macedo, Castro Alves;<br />
Modernismo: Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Carlos Drummons de Andrade, Oswald de Andrade, Mário de Andrade.<br />
Ah, farei uma postagem com o poema do 'peixe', tá bom!!<br />
Bom trabalho meus lindos!<br />
Beijos,<br />
CarinA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4647170612549769438.post-50886508874693050862011-03-01T16:51:00.001-08:002011-03-01T16:51:30.772-08:00JOGOS BACANAShttp://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.phpA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESAhttp://www.blogger.com/profile/05774512423073831041noreply@blogger.com0